Nossas Turmas

maternal nossas turmas.jpg

Maternal

O acolhimento, a rotina e o brincar livre são os fundamentos do nosso maternal, que recebe crianças entre 1 ano e 9 meses até 4 anos de idade, respeitando o jeito, o tempo e o espaço de cada uma. A rotina tem ritmo natural de contração e expansão, assim como órgãos do nosso corpo.
No primeiro momento da manhã, após a roda rítmica, as crianças brincam livremente na sala-lar, com brinquedos simples de matéria prima natural. Assim acompanham o preparo do alimento pelas materneiras, que oferecem aos pequeninos aconchego e segurança: a sensação de estar em casa.
Após o lanche vem o brincar livre externo, com expansão dos movimentos e contato com a natureza. Ao final, as crianças recebem um escalda pés com ervas aromáticas relaxantes e escutam uma história, finalizando a jornada em harmonia!

turma3.jpg

Jardim

Nosso Jardim de infância recebe crianças de 4 a 6 anos de idade, em um ambiente amoroso, seguro e aconchegante. As jardineiras e as crianças iniciam o dia com a roda rítmica da estação, com movimentos mais amplos e complexos, adequados a esta fase do desenvolvimento.
Com mais maturidade social, as crianças nesta faixa etária brincam em duplas e grupos, usando materiais naturais e nenhum brinquedo pronto, elas manifestam suas criatividades como belos tesouros!
Recebem alimentos para o corpo anímico através das artes, como aquarela, música, desenho livre com giz de cera de abelha e trabalhos manuais. As jardineiras cuidam da sala com atividades arquetípicas de um lar: cozinhando, bordando, limpando, costurando, etc. A criança percebe o sentido da execução destas tarefas, preparam os alimentos junto com as jardineiras, agradecem e saboreiam com alegria.
Depois organizam a sala, lavam as louças e saem para o momento de expansão: o brincar livre externo que proporciona movimentos e descobertas de seus corpos e interação espontânea com os colegas. Ao final, recebem um escalda pés com ervas aromáticas e escutam um conto de fadas.

banner1.jpg

Fundamental I

O ensino fundamental, na Pedagogia Waldorf, recebe crianças à partir de 6 ou 7 anos, iniciando o segundo setênio. Aqui começa a aproximação da criança com a cultura humana: as letras, os números e todos os conteúdos escolares.
De forma processual, lúdica, artística e respeitosa a criança vai vivenciando, vendo, ouvindo, saboreando... aprendendo os conteúdos através de histórias e imagens, de movimentos e brincadeiras rítmicas trazidas pelas professoras.
Além do conteúdo tradicional, o conteúdo artístico tem grande peso na nossa escola. Todo o conteúdo oferecido perpassa a arte e o vínculo afetivo, indispensáveis para trilhar os caminhos do conhecimento.
A interação social também é um fundamento do segundo setênio. Através das vivências coletivas, dos jogos e das brincadeiras as crianças se cuidam, se curam e se fortalecem, percebendo-se como indivíduos e também como parte do todo!

Maternal
Jardim
Fundamental I
Formulário de Matrícula

Formulário de Pré-Matrícula na Comunidade Educativa Pomar

Preencha o formulário com seus dados e nossa equipe entrá em contato.